segunda-feira, 18 de abril de 2011

Atenção - TEXTO 04 - 8°ano A, B, E


CICLO DAS ROCHAS


O ciclo das rochas consiste de vários processos que produzem rochas e solos. Esse ciclo depende do ciclo tectônico para energia e do ciclo hidrológico para água.

O calor gerado pelo ciclo tectônico produz materiais fundidos, como a lava vulcânica, que ao se solidificarem na superfície ou em camadas mais finas dão origem às rochas ígneas. Essas rochas, ao se congelarem e descongelarem, quebram-se devido à expansão e contração. Podem também se desagregar devido a processos químicos, pela ação de ácidos fracos formados na presença de CO2, matéria orgânica e água, além de processos físicos, como o vento.

O ciclo das rochas inicia-se com a destruição das rochas que estão na superfície, pela ação de agentes externos, sejam eles físicos ou químicos, ação essa conhecida como intemperismo.

O intemperismo é o processo de degradação das rochas e acontece quando as rochas expostas à atmosfera sofrem um ataque erosivo, provocado pelo clima (vento, chuvas, etc), que pode modificar o seu aspecto físico ou a sua composição mineralógica. O intemperismo é um processo de desgaste mecânico, operado pelas águas correntes, pelo vento, pelo movimento das geleiras e pelos mares.

Os sedimentos, que são os produtos resultantes da ação do intemperismo, são transportados por diversos fluidos, passando a circular sobre a superfície terrestre por ação do calor solar ou da gravidade.

Quando cessa a energia que os fazem circular, eles se depositam nas regiões mais baixas, formando-se então as rochas sedimentares.

Com o passar do tempo, as rochas sedimentares são sepultadas a grandes profundidades, sofrendo então constantemente o efeito do calor terrestre e se tornando cada vez mais duras. Nos níveis mais profundos da Terra, cerca de 10 a 30 km, a temperatura e a pressão são cada vez maiores, acontecendo então a transformação das rochas sedimentares em rochas metamórficas. A temperatura aumenta de tal forma que essas rochas são levadas à fusão, transformando-se novamente em rocha ígnea.

EXPLIQUE COMO SERIA POSSÍVEL OCORRER ESSE CICLO EM UMA CIDADE LITORÂNEA COMO ARACAJU?

Atenciosamente,

Professor Heleno Macedo.

24 comentários:

Futuristic disse...

Matheus Nascimento Martins 8ºanoB

Se o ciclo ocorrece em Aracaju , iria ter ajuda dos rios que provavelmente formaria rochas sedimentares , já que boa parte de Aracaju é formada por esse tipo de rocha.

Matheus disse...

Matheus Prazeres Dos Santos
8º Ano B

- O Ciclo Das Rochas e Muito Importante , Desde Da Fase Sedimentar a Origem do Magna .
Caso Ocorra esse Fato Em Aracaju , A Parte Pluvial Auxiliaria Bastante , Pela Erosão , Que formaria esses Tipos de Rochas .

Obrigado (:

martony disse...

Martony Marcos 8ºanoB
O ciclo das rochas consiste de vários processos que produzem rochas e solos. Esse ciclo depende do ciclo tectônico para energia e do ciclo hidrológico para água.
Se ocorre aqui em aracaju seria formada por esse tipo de rocha:
*Sedimentar
): affs facil

@Niallelf_ disse...

As Rochas eistem vários processos então aqui em Aracaju existe vários tipos de rochas e podem causar uma erosão, então A chuva que causaria tudo isso !

Vivian Reis
8°A

gabriel disse...

GABRIEL 8°ANO A, SE O CICLO OCORRECE EM ARACAJU, SERIA COM AJUDA DOS RIOS QUE LEVAM AS ROCHAS.DIFERENTEMENTE DOS VUCOES QUE PARA FORMAR UMA ROCHA É MUITO PERIGOSO PARA A POPULAÇAO QUE VIVERIA NA AREA.

.Andre. disse...

Lucas Santos Samuel 8°B
O texto fala sobre o ciclo das rochas que começam do magma ao endurecer viram rochas igneas vão para rochas sedimentares para depois irem se transformar em rochas metamorficas

edivan felipe disse...

edivan 8 b
O texto fala sobre o ciclo das rochas que começam do magma ao endurecer viram rochas igneas.Caso Ocorra esse Fato Em Aracaju , A Parte Pluvial Auxiliaria Bastante , Pela Erosão , Que formaria esses Tipos de Rochas .

Katilly  Wincheester     (L       disse...

Bem , se esse ciclo ocorresse em Aracaju a grande causa disso seria a Pluvialidade do local e a Erosão.

blogger disse...

FRANCY HELEN
8º A

O ciclo das rochas existe desde os tempos mais antigos até hoje, a crosta de nosso planeta está em, constante transfoemações e evoluções.
Se ocorrer em Aracaju a parte pluvial serveria bastante para isso, pela erosão que formaria esse tipos de rochas.

islinha G! ℓ r Styℓℓє disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
islinha G! ℓ r Styℓℓє disse...

islla 8º ano "B"

Na minha opinião as rochas magmáticas sedimentares e metamórficas sofrem influência do dinamismo dos fenômenos que alteram a crosta terrestre. Erosão, metamorfismo, transporte, sedimentação e etc.. Processo de formação de rochas sedimentares como a cimentação dos minerais, e inteperismo os agentes da atmosfera: os ventos e as chuvas que provocam o processo de erosão.
caso esse fato ocorre em aracaju seria formada por um tipo de rocha sedimentar.

inessa dantas disse...

Ana Inessa Pereira Dantas,8 ano B.

Se esse fato ocorreceem aracaju,a chuva iria ajudar,pois aqui em aracaju existe muitas rochas que podera causar uma erosão nas rochas ou no solo.

Ana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Andrezza disse...

Andrezza Werônica 8ºA
Na minha opnião o ciclo das rochas em aracaju seria com a ajuda das aguas dos oceanos.

Nayane disse...

MARIA NAYANE 8ºanoA
O CICLO DAS ROCHAS TEM UMA GRANDE IMPORTANCIA PARA A NATUREZA.SE FOSSE OCORRER EM ARACAJU,DEVIDO A SER UMA CIDADE LITORANEA,A ÁGUA IRIA SER IMPORTANTE PARA CAUSAR TODO O PROCESSO.

Celso disse...

Celso Matos Neto
8ºano-B

o ciclo ocorrendo em Aracaju, teria a ajuda dos rios assim formando um solo caractezirado por rochas sedimentares e Aracaju é formado pelas rochas sedimentares que foram depositadas com o recuo dos rios, assim formando Aracaju nesse processo de muitos anos.

Ana disse...

Ana Márcia Souza dos Santos - 8º B

O ciclo começa com as rochas típicas de Aracaju que são rochas sedimentares. Acontecendo esse ciclo desde do recuo dos rios!!

Leticia disse...

Coma água dos rios poderiam favorecer a rocha sedimnetar, que poderia ser até um perigo para as pessoas que morassem perto, e isso poderia acontecer em milhares e milhares de anos.

Leticia Raquel *-* 8ºA

Unknown disse...

Yan Marlysson 8° A
Em Aracaju existe vários tipos de rochas podendo causar uma erosão.A chuva que iria causar essa erosão.

Dieguinho disse...

Diego Santos Santana
8°E

O ciclo das rochas citado nesse texto, só aconteceria em Aracaju, se em nossa capital tivesse atividades vulcânicas, pois sem essa atividade, a maioria das rochas existentes, não iriam ter como se formarem em nenhum lugar, pois, se ocorresse uma erupção vulcânica, o magma estaria seno limitado pelo mar, porque se o magma chegar ao mar, ele ira se solidificar e irá se transformar em rocha, as para isso haverá um longo tempo de endurecimento da rocha.

ClArInHaaA disse...

Nome: Clara Angélica Santos Passos 8° ano B
O ciclo das rochas rochas em Aracaju, tem a ajuda dos rios formando rochas sendimentares,pois aracaju é toda formada por essa rocha.

Unknown disse...

josef hamed 8ano b
o ciclo das rochas em aracaju e muito importante desde da faze sedimentar ate o seu fim e o que da origem ao magma.
se estivese em aracaju seria a parte fluvial auxilaria bastante que formaria essas rochas

Unknown disse...

LARISSA PINHEIRO SANTOS 8° A
SE ISSO OCORRE-SE EM ARACAJU FORMARIA-SE ROCHAS SEDIMENTARES QUE SE ORIGINAM DO PROCESSO DE FUNDIÇÃO DE MINERAIS MAIS CONHECIDO COMO MAGMA.

Unknown disse...

LARISSA PINHEIRO SANTOS 8° A
SE ISSO OCORRE-SE EM ARACAJU FORMARIA-SE ROCHAS SEDIMENTARES QUE SE ORIGINAM DO PROCESSO DE FUNDIÇÃO DE MINERAIS MAIS CONHECIDO COMO MAGMA.