quarta-feira, 13 de abril de 2011

Atenção - TEXTO 02 - 9°ano C


O que é Agroecologia?


O conceito de agroecologia quer sistematizar todos os esforços em produzir uma proposta de agricultura abrangente, que seja socialmente justa, economicamente viável e ecologicamente sustentável; um modelo que seja o embrião de um novo jeito de relacionamento com a natureza, onde se protege a vida toda e toda a vida. Nesta visão se estabelece uma ética ecológica que implica no abandono de uma moral utilitarista e individualista e que postula a aceitação do princípio do destino universal dos bens da criação e a promoção da justiça e da solidariedade como valores indispensáveis.

Na agroecologia a agricultura é vista como um sistema vivo e complexo, inserida na natureza rica em diversidade, vários tipos de plantas, animais, microorganismos, minerais e infinitas formas de relação entre estes e outros habitantes do planeta Terra. Não podemos esquecer que a agroecologia engloba modernas ramificações e especializações, como: agricultura biodinâmica, agricultura ecológica, agricultura natural, agricultura orgânica, os sistemas agro-florestais, permacultura, etc.

Bom, mas apenas saber os vários conceitos do termo agroecologia, a partir de vários estudiosos, não significa que você está pronto para adotar as práticas agroecológicas. Fazer agroecologia é apenas uma fase posterior ao processo Sentir Agroecologia e Viver Agroecologia no coração, compreender a vida a partir de um organismo vivo, seja ele planta, animal ou próprio ser humano. Apreender as relações conjuntas e apreender que o planeta terra não é o lugar do qual vivemos, e sim, no qual vivemos.

fonte: http://www.agroecologia.inf.br/secoes.php?vidcanal=7

De acordo com o texto e seus conhecimentos sobre as práticas tradicionais agrícolas, faça um comentário apresentando vantagens e desvantagens da agroecologia em relação a prática tradicional.

Atenciosamente,

Professor Heleno Macedo

16 comentários:

Unknown disse...

na minha opinião ela tem como vantagem a preservação a desvantagem seria a menor produção industrial e ficaríamos ligados so nela na agroecologia.

pablo disse...

Na minha opiniçao e ela tem como vantagem de presevar a agricultura as plantas etc e a dsvantagem e seria a menenor produção industrial seria sem agrotoxio prdutornatural.

LOL disse...

Na minha opiniao ele tem como vantagem por ser tambem alimentos organicos mais saldaveis , respieto ao meio ambiente, utiliza racionalmente recursos naturais .
E a pra min n tem desvantagens e um meio de agricultura que so tem vantagens na minha opinião

LOL disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
anabel disse...

bom eu acho muito legal, pois ela ta em vatangem com o meio anbiete e com a presevacao com o nosso pla-
enta, pois o territorio brasileiro so localizar cormecio.

Anajara.Moraais(: disse...

Bom, ao meu ponto de vista a agroecologia só possui vantagens, apesar de dizerem que tudo que tem um lado bom , também tem um lado ruim. O lado bom é que ela se preocupa com a preservação, se preocupa com o local em que vivemos , o meio ambiente, seres etc, não com a comercialização, produção industrial e afins.

Anajara.Moraais(: disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
lekaa disse...

na minha opnião ela tem como como vantagem de preservar a agricultura e comprende-la melhor, e sua desvantagem é que nem todo mundo esta pronto para praticar a agreocologista.

afonso leite disse...

Bom a agroecologia tem como vantegem preservar o meio agricula tornando o trabalho mais facil, utilizando os recursos naturais. E a desvantagem seria a menor produção agricula e menor produção industrial.

Unknown disse...

Em meu ponto de vista a agroecologia só tem lados benéficos, pois é uma técnica que livra os alimentos de produtos químicos que prejudicam o solo, aguá e etc. Pois os alimentos orgânicos estão livres de qualquer tipo de fertilizante, pesticidas e organismos geneticamente modificados.

Unknown disse...

Bom , na minha opinião tem como vantagem a preservação das plantas , arvores etc ... , e desvantagens seria menor produção agrícula e industrial .
- maax (:

Keel Aguiar disse...

Na minha opinião a agroecologia tem como vantagem pois ele ajuda a preserva a natureza e acho que não tem desvantagem porque eles estão preservando que foi destruído.

Unknown disse...

bom sobre o que entendi agroecologia e um bom investimento para o nosso planeta pois sobre o que o texto diz:
apreender que o planeta nao e o lugar do qual vivemos, e sim, no qual vivemos.

Unknown disse...

A vantagem é que como diz o texto a agroecologia vai ser uma forma economica de abrangir a agricultura , preservando as plantas ,e o planteta terra né ?
A desvantagem é a menor produção industrial , e a maior dificuldade é ensinar as pessoas a praticar e mostrar a elas que isso vai ser bom para nós .
Alice Taynara .

jeremias disse...

Em minha opinião suas vantagens vão para o homem e também para a natureza, para o homem, pois para ser ecológica ela não irá utilizar agrotóxico, diminuindo as chances de doenças, e para a natureza, pois ela usa práticas ecológicas em sua produção, melhorando a situação da natureza, e sua convivência com o homem.
Eu acho que não tem pontos negativos.

geral.blog disse...

O que entendi foi que: agoecologia é como se fosse um processo de agricultura ecologicamente sustentável,em que o homem se preucupa com os seres da natureza e ele(vantagens).Desvantagens:É que o homem não está pronto para saber usar tudo o que conhece, e termina deixando algo que nos ajudaria muito(tipo a agroecologia)em algo que possa nos prejudicar, ou seja,ele quer sempre mais e mais e passa daquilo que pode ser feito.