terça-feira, 12 de abril de 2011

Atenção - TEXTO 03 - 8°ano A, B, E


O que é um tsunami? Um deles pode atingir o Brasil?

Renata Costa (novaescola@atleitor.com.br)

É possível definir um tsunami de maneira simples, como sendo um terremoto entre as placas tectônicas sobre as quais está o oceano. Esse tremor de terras no solo do mar provoca uma agitação imensa das águas, resultando em ondas que chegam de maneira violenta e desordenada ao litoral. As consequências são terríveis, como foi possível observar na Ásia em 2004, com cerca de 200 mil mortos e desaparecidos, e agora, na Oceania, com pelo menos uma centena de mortos e um número indeterminado de desaparecidos.

No Brasil, as chances de um tsunami são praticamente inexistentes, conforme explica Wilson Teixeira, professor do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (USP). "O país fica no interior de uma placa tectônica bem antiga. Todos os registros de tremor ou movimento das bordas das placas que chegam ao nosso continente são muito fracos, o que elimina o risco. E, além disso, o oceano Atlântico não tem registros de terremotos da mesma magnitude que o Índico", afirma o geólogo, que foi o responsável pela criação de um ambiente simulador de tsunami no museu Estação Ciência de São Paulo.

Além disso, o professor explica que as placas que recobrem o planeta se movem em velocidades diferentes e aquela sobre a qual o Brasil está se move com uma velocidade muito menor do que as da Ásia e da Oceania. "Por ano, as placas do oceano Atlântico sofrem uma separação de 2 centímetros, enquanto naquelas regiões são 8 centímetros. Por isso, não há chance de eventos agressivos aqui”, diz.

Na época da tragédia na Ásia, em 2004, especulou-se que o oceano Atlântico também tenha sofrido reflexos da movimentação das águas no Índico. “Houve muita discussão a esse respeito, porque alguns dias depois foi medida uma movimentação estranha de ondas do nosso litoral. No entanto, jamais se chegou a uma conclusão se isso seria uma resposta muito distante do que aconteceu lá ou somente picos anômalos de maré no Atlântico”, explica o professor.

Outra especulação é se um evento vulcânico nas Ilhas Canárias espanholas poderia causar um tsunami. “É uma hipótese meramente teórica que não se confirma”, declara o especialista.

A partir da leitura do texto Faça um comentário relacionando os tsunamis ocorridos na Indonésia em 2004 e no Japão em 2011, caracterizando sua localização no espaço geográfico.

fonte: http://revistaescola.abril.com.br/geografia/fundamentos/tsunami-deles-pode-atingir-brasil-indonesia-indico-502545.shtml

Atenciosamente,

Professor Heleno Macedo.

30 comentários:

Futuristic disse...

Matheus Nascimento Martins - 8ºano B

A indonésia está localizada em uma area chamada Anel de Fogo , local onde ocorre abalos sismicos , o que possibilita os Tsunamis . O que causa os tsunamis no Japão é por causa de placas Tectônicas e também por que ele está localizado no Anel de Fogo do Pacífico .

Ana disse...

Ana Márcia Souza dos Santos-8º B

No texto afirma que um tsunami é um terremoto entre as placas tectônicas sobre as quais está o oceano e forma uma onda gigante. O professor Wilson Teixeira afirma que o Brasil tem pequenas possibilidades de tsunami,por vários motivos.

Jamyllinha disse...

ana jamyle
8 ano A

os tsunamis estao ocorrendo cada vez mais,principalmente no japao.
Devido ao fenomeno das placas tectonicas que se chocam,tornando ondas gigantescas.

Dieguinho disse...

Diego Santos Santana
8°E

Os tsunamis eles trazem uma imensa devastação para certos lugares onde ocorre esse fenômeno natural, existem outros lugares como o Brasil, por exemplo, que não ocorre esse tipo de constrangimento, pois o movimento e as vezes o choque de placas tectônicas e feito à muitos quilometro da costa de um pais, então, pode-se afirmar que, os continentes que tem mais chances de acontecer esse tipo de onda gigante, são os continentes que ficam a leste do meridiano de Greenwich, pois o encontro das placas tectônicas é mais perto da costa.

Nayane disse...

MARIA NAYANE 8ºANO A
OS TISUNAMIS OCORRIDOS NO JAPÃO E NA INDONÉSIA É DEVIDO AS SUAS LOCALIZAÇÕES.NO JAPÃO,OCORREU DEVIDO UM ABALO SÍSMICO NA PLACA TECTONICA DO PACÍFICO,QUE LIBEROU ENERGIA NO MAR PROVOCANDO UM TERREMOTO NO MAR,ASSIM PROVOCANDO O TSUNAMI.NA INDONÉSIA EM 2004 O TSUNAMI FOI PROVOCADO POR UMA SUBDUÇÃO DAS PLACAS TECTONICAS.

Matheus disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Matheus disse...

Aluno : Matheus Prazeres Dos Santos
Série : 8º Ano B

- Bom , Eu Concordo plenamente com o Cientista que aprovou essa conclusao falando que as conscequencias de uma tsunami no Brasil Sao insistentes , O Terremoto Acontecido Na Indonesia em 2004 Foi Bastante intenso Pois Ocorreu Numa Area Chamada Anel de Fogo , Deixando mais de 200 mil Mortos , e Milhares de Desabrigados , Ja o Terremoto Ocorrido No Japão Agora em 2011 Veio a Acontecer com um tremor de + 7.0 Na escala R. , Que Tambem , Causou a Radiaçao na empresa De Fukushima , Deixando Moradores Londe de Suas Casas .

xerxes disse...

xerxes matias pereira 8 b
no texto afima se que o tsunami e um choque entre as placas tectônicas ocorrendo o tsunami.

ClArInHaaA disse...

Nome: Clara Angélica santos Passos 8° ano B
O tsunami ocorre por causa da localização das placas tectônicas. Elas se chocam e formam as ondas gigantes chamadas de tsunami.

Unknown disse...

Thaiza Vasco do Bomfim Pereira 8ºA

Os tsunamis ocorre quando as placas tectonicas se batem e causa os terremotos, quando acontece no fundo do mar forma os tsunamis.Foi o que aconteceu no Japao,ele esta localizado no Anel de Fogo do PAcifico.

Evelyn disse...

Evelyn Aparecida Gomes Silva
8° ano B

O tsuname dentre os seus conceitos é um fenomeno da natureza que causa muito estrago para o homem.
De acordo com o professor: Wilson Teixeira, a possibilidade de ocorrer um tsuname no Brasil é muito pouco.

gabriel disse...

GABRIEL 8°A, UM TSUNAMI É FORMADO QUANDO DUAS PLACAS TECTONICAS SE CHOCAM CAUSANDO UMA GRANDE ONDA.
NO BRASIL NAO É PROVAVEL QUE TENHA UM TSUNAMI, POIS O BRASIL NAO SE LOCALIZA NA AREA DAS PLACAS MAIS PROXIMAS.

Willams Júnior disse...

Willams Azevedo G. Júnior | 8ºA


Os Tsunamis estão ocorrendo em áreas mais próximas aos litorais,
causando choque das placas tectônicas no fundo do oceano.

aline disse...

Aline Marques Pinheiro 8° ano A

Principal e único motivo do tsunami no Japão foi o choque entre duas placas tectônicas, aonde ocorreu um forte atrito, e logo depois um forte tremor, esse tremor balançou as águas do oceano fortemente formou várias ondas e aproximou-se da costa japonesa e formou o tsunami. As causas do tsunami na Indonésia em 2004, é porque está situado no Anel de Fogo do Pacífico, que consiste num conjunto de falhas geológicas estendidas pelo hemisfério ocidental até a região do Japão e sudeste asiático.

Leticia disse...

Leticia Raquel Santos Lima. 8ºA

O tsunami está acontecendo cada vez mais no mundo, ele é provocado quando as placas tectônicas se chocam, com isso formam ondas gigantes. Como o que aconteceu no Japão, isso pode acontecer em vários lugares do Pacífico.

Unknown disse...

Larissa Pinheiro Santos 8° ano A

As causas e motivos mais comuns de terremotos e tsunamis no Japão são as colisões entre as placas tectônicas, sejam elas continentais ou oceânicas, sendo os choques entre placas tectônicas oceânicas, as que provocam maremotos ou tsunamis no Japão.Terremotos, erupções vulcânicas e outras explosões submarinas (detonações de artefatos nucleares no mar), deslizamentos de terra e outros movimentos de massa, impactos bólidos, e outros distúrbios acima ou abaixo da água têm o potencial para gerar um tsunami.

martony disse...

martony marcos-8B
No texto diz que um tsunami é um terremoto com placas tectônicas sobre as quais está o oceano e forma uma onda gigantes,bom o tsunami ocorre por causa da localização das placas tectônicas. Elas se chocam e formam as ondas gigantes chamadas de tsunami.

natalhia karollaine disse...

Natalhia Karollaine 8ºA

Os tsunamis está ocorrendo cada vez mais devido as placas tectonicas que se chocam .
Os tsunamis são ondas gigantescas que se formam quando o epicentro do terremoto ocorre no oceano, pois aí o movimento súbito das rochas causa o deslocamento da água do mar formando as ondas.
Como aconteceu no Japão, o epicentro do tremor foi no mar porém próximo da costa, o que fez com que o tsunami atingisse a terra firme poucos minutos após o abalo principal.

Mundo da viic' disse...

Anna Victória de Oliveira Bomfim - 8° B

Os tsunamis estão mais frequentes, e acontece quando uma as placas tectônicas se chocam e formam uma pressão muito grande.

●๋•ソυяソ●๋• disse...

Icaro Gonçalves 8º A
o texto mostra que tsunami é nada mais que um choque de placas tectonicas sobre o oceano esse tremor de terra na água causa uma imensa agitaçao na água que resulta em imensas ondas violentas que cheguam a costa causando desastres

@Niallelf_ disse...

Eu entendi que o Tsunami é estilo um terremoto só que na água, ela causa ondas profundas e gigantes e capaz de destruir tudo, Entendi também que é os abalos sísmicos que ocorre o Tsunami.

Vivian Reiis ;*
8°Ano A

Andrezza disse...

Andrezza Werônica 8ºano A
Na minha opnião um tsunami é formado por terremotos que esses terremotos é o choque de placas tectonica.

Unknown disse...

josef hamed 8b
os tsunamis sao ondas devastadoras que vi destruindo tudo que ver pela frente tsunamis sao ondas altas e asustadoras que atinge varios quilometros por hora.

Unknown disse...

Os tsunamis vem ocorrendo cada vez mais no mundo,e isso ocorre devido ao choque das placas tectônicas que formam ondas gigantes.

Unknown disse...

Os tsunamis vem ocorrendo cada vez mais no mundo,e isso ocorre devido ao choque das placas tectônicas que formam ondas gigantes.

Saulo disse...

Nome: Saulo Gabriel Félix
Série: 8º E
Ocorre terremotos e tsunamis na Indonésia porque está localizada encima de uma placa tectônica, e em uma região chamada de Anel de Fogo uma área onde ocorre mais atividades vulcânicas e terremotos do Mundo Logo o abalo das Placas Tectônicas no Pacífico formam ondas gigantes e devastadoras denominadas Tsunami que o seu trajeto é devastador deixando mortos e casas destruídas. No Brasil não ocorre os tsunamis pois está localizado em uma placa muito sedentária e antiga
logo não sofremos esse constrangimento mais o professor Wilson Teixeira tem uma certa hipótese sobre uma atividade vulcânica nas ilhas Canárias provocar um enorme Tsunami nas Regiões litorâneas, mas isso é apenas uma hipótese sem provas concretas...

Katilly  Wincheester     (L       disse...

Bem , entendi que o texto fala sobre as causas dos Tsunamis que ocorrem por causa do movimento das Placas Tectônicas , que o professor de Geociências explica por que os Tsunamis não ocorrem no Brasil ,e, o mais importante o que os Tsunamis causam.

islinha G! ℓ r Styℓℓє disse...

islla 8° ano "B"

Na minha opinião,um tsunami ou maremoto é uma série das ondas de água causada pelo deslocamento de um grande volume de um corpo de água, como um oceano ou um grande lago. Tsunamis são uma ocorrência frequente no Japão; aproximadamente 195 eventos desse tipo foram registrados.[1] Devido aos imensos volumes de água e energiaenvolvidos, tsunamis podem devastar regiões costeiras. E a possibilidade de ocorrer um tsunami no Brasil é muito pouco.

. mαriαluizα ∞ disse...

Maria Luiza 8º E
Os tsunamis são ondas gigantes que podem causar muitos estragos , como até ja causou em alguns países, de acordo com o que foi dito o Brasil não corre o risco de ter terremotos pelo fato de que o oceano Atlântico, ate agora não tem se rebelado para o caso de tsunamis .

Celso disse...

Celso Matos Neto
8ºano-B

Um dos principais motivos são as placas tectônicas, e a Indonésia e o Japão estão localizados praticamente emcima de placas tectônicas(Euroasiatica), esses dois paises são ilhas no meio do oceano pacífico e também eles estaõ no cículo de fogo que é uma área onde há um grande número de terremotos e uma forte atividade vulcânica.
A Indonésia e o Japão estão emcima de uma camada fina e frágil de crosta e quando os abalos sísmicos ocorrem a crosta se movimenta bruscamente assim ocasionam os tsunamis.