segunda-feira, 15 de agosto de 2011

ATENÇÃO 8° ANO A, B e E - texto para comentário

Como fazer face às alterações na estrutura demográfica europeia?

A Europa enfrenta uma verdadeira ameaça: a do envelhecimento da população.

Motivos

Entre os motivos que explicam a diminuição das taxas de natalidade na União Europeia encontram-se:

  • o facto de as mulheres terem uma maior necessidade de conciliar a sua vida profissional com a maternidade;
  • as mulheres começarem a ter filhos mais tarde;
  • a contracepção;
  • as alterações dos estilos de vida;
  • a incerteza do futuro;
  • a profunda alteração dos padrões de vida influenciam a composição familiar;
  • os novos padrões comportamentais também contribuem para a diminuição dos nascimentos.



Dados relevantes

A idade média da população na UE que em 2004 era de 39 anos, prevê-se que seja no ano de 2050 de 49 anos.

Na União Europeia cada mulher tem, em média, 1,52 filhos, um número inferior aos 2,1 filhos necessários para manter a população no mesmo nível

A diminuição da natalidade altera o funcionamento do mercado de trabalho, dos sistemas de saúde e dos regimes de reforma nos Estados-Membros.



Orientações da Comissão Europeia

Na sua comunicação intitulada "O futuro demográfico da Europa: transformar um desafio em
oportunidade", a Comissão relança a reflexão de forma construtiva e propõe cinco orientações
de trabalho:

  • a renovação demográfica;
  • uma vida activa mais longa e com qualidade;
  • uma Europa mais produtiva e avançada;
  • uma melhor integração dos migrantes;
  • a protecção social e a solidariedade entre as gerações.



Soluções

Os legisladores europeus preparam leis novas e actualizadas, que permitam fazer face às alterações na estrutura demográfica europeia.

Cada vez mais políticos e académicos consideram que uma imigração bem gerida pode ser a solução para o declínio demográfico europeu. De acordo com um estudo da Comissão Europeia (Europe's demographic future), para compensar a diminuição da população activa na União Europeia a 27, serão necessários cerca de 56 milhões de imigrantes até 2050.

Na sua opinião o Brasil pode passar por uma crise demográfica semelhante?

Atenciosamente
Professor Heleno Macedo

28 comentários:

Ana disse...

Ana Márcia Souza dos Santos - 8ºano B

Sim. Por vários motivos que vem provocandoa a decadência da taxa de natalidade como: a acenção da mulher no mercado de trabalho, urbanização,etc.

Anônimo disse...

Matheus Nascimento Martins
8° Ano B

Sim. O crescimento da mulher no Mercado de Trabalho , novos padrões de vida , e várias outras coisas que favorecem à alterações na população.

Matheus disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Matheus disse...

Aluno : Matheus Prazeres Dos Santos
Data : 16/08/2011
Série : 8º Ano B

Boa Tarde , Sim , Mulheres Tem Tido Menos Filhos Do Que Nos Anos De Antigamente e Isto Vem Acontecendo Devido A Exerção Da Mulher No Mercado Do Trabalho , Novos Meios De Se Viver , Por Isso A Taxa De Natalidade Caiu Extremamente Esses Últimos Anos . A Media De Filhos Por Mulher No Nosso País Atualmente é De 1 , 8 ( Filho Por Mulher ) , A 10 Anos Atrás A Taxa Era De Quase 3,5 Filhos Por Mulher e Daqui a 10 Anos Pode Chegar Até 1,0 Filho Por Mulher , Ou Seja , A Previsão é Que Essa Taxa Caia e Caia Mais Daqui a 10 Ou 20 Anos . Obrigado , (: .

Sesi Roberto Simonse .

xerxes disse...

Xerxes Matias Pereira - 8 ano b
com a entrada da mulher no campo de trabalhoele fica sem tempo de criar os filhos assim se faz a decadência da taxa de natalidade e tambem vem a acontecer a diminuir a população.

aline disse...

Aline Marques Pinheiro - 8° ano A

Sim, pois o Brasil está começando a mudar seus hábitos alimentares, sua qualidade de vida, que resulta na diminuição da população!!!

anny nascimento disse...

Kayane do Nascimento - 8°ano B

Sim. Porque muitos motivos vem provocando a diminuição da taxa de natalidade como o aumento da mulher no mercado de trabalho.

martony disse...

Martony Marcos Santos Damacena 8°B
Por vários motivos que vem provocandoa a decadência da taxa de natalidade como: a acenção da mulher no mercado de trabalho, urbanização,etc

vinicius disse...

Vinicius Melo Rodrigues 8º Ano B

Sim.Por varios motivos como a acenção da mulher no mercado de trabalho esse e um dos motivos da queda da taxa de natalidade.

edivan felipe disse...

Mulheres Tem Tido Menos Filhos Do Que Nos Anos De Antigamente e Isto Vem Acontecendo Devido A Exerção Da Mulher No Mercado Do Trabalho , Novos Meios De Se Viver , Por Isso A Taxa De Natalidade Caiu Extremamente Esses Últimos Anos . A Media De Filhos Por Mulher No Nosso País Atualmente é De 1 , 8 ( Filho Por Mulher ) , A 10 Anos Atrás A Taxa Era De Quase 3,5 Filhos Por Mulher e Daqui a 10 Anos Pode Chegar Até 1,0 Filho Por Mulher.

edivan felipe disse...

Mulheres Tem Tido Menos Filhos Do Que Nos Anos De Antigamente e Isto Vem Acontecendo Devido A Exerção Da Mulher No Mercado Do Trabalho , Novos Meios De Se Viver , Por Isso A Taxa De Natalidade Caiu Extremamente Esses Últimos Anos . A Media De Filhos Por Mulher No Nosso País Atualmente é De 1 , 8 , A 10 Anos Atrás A Taxa Era De Quase 3,5 Filhos Por Mulher e Daqui a 10 Anos Pode Chegar Até 1,0 Filho Por Mulher.

geovanna maria dias costa disse...

Geovanna Maria 8ºA
Sim,por causa da mulher no trabalho,falta de tempo para cuidar de filhos,metodos de anticocepcionais,mulheres tem tendo menos filhos,a taxa de natalidade tende a cair mais e ter uma populaçao idosa

@malû & @amanda disse...

Amanda Bastos 8°ano E

Sim. Por vários motivos, e um deles ja é bem notavél, pois à alguns anos atrás a mulher tinha em torno, 9 filhos e hoje não mais, hoje elas tem entre 3 a 1 filho, pois ela vivia sendo dona de casa, tinha habitos muito diferente do que é visto hoje, como por exemplo, ela não trabalhava, era dona de casa, ela não estudava, bordava,ela não votava, etc. E hoje não, elas ganharam mais direitos na sociedade, e muitas delas estão no momento pensando mais no futuro e esqueçendo da construção familiar e se tudo continuar no rítmo que está, o Brasil terá uma grande queda na taxa de natalidade nos proximos anos.

yasmin*P*P disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
yasmin*P*P disse...

yasmin passos prado 8 ano E

sim,pois cada vez mais as mulheres vão ganhando cargos cada vez mais vantajosos do que os de antigamente, quer dizer antigamente elas não tinham vantagens nenhuma só faziam coisas de casa, e cuidavam de seus filhos,não tinham direito de votar, estudar etc. então a taxa de natalidade do Brasil vai diminuir muito daqui a alguns anos.

. mαriαluizα ∞ disse...

Pode acontecer sim , as mulheres hoje em dia não querem ter tantos filhos como antigamente , pois elas estão ganhando força no mercado de trabalho , e de uma certa forma um filho muda tudo na vida da mulher , pois a maior responsabilidade é pra ela . Então as mulheres estão pensando muito bem antes de ter filhos , e outras nem pensam em ter , por isso a taxa de natalidade esta diminuindo . Porque muitos anos atrás era como se fosse moda ter muitos filhos , pois eles ajudavam nas plantações , etc.. A mulher meio que não tinha outra opção , a não ser de ter muitos filhos , porque também não tinha muitas formas de se proteger como tem hoje em dia . E hoje em dia não , a mulher é moderna e existem várias formas de se proteger . Maria Luiza 8°E

alexs_xxt disse...

Sim. Por vários motivos que vem provocandoa a decadência da taxa de natalidade como: a acenção da mulher no mercado de trabalho, urbanização,etc.
O crescimento da mulher no Mercado de Trabalho , novos padrões de vida , e várias outras coisas que favorecem à alterações na população.

alexsander 8ªE

natalia disse...

Sim,porque antigamente as mulheres tinham muito tempo para cuidar dos seus fihos,atualmente as mulheres estão penesando em si e querendi conquistar seu lugar no mercado de trabalho. Aluna:Natalia 8°e

natalia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ℓααу м. disse...

Sim, pois o Brasil está cada vez mais avançada e a taxa de natalidade esta cada vez mais baixa ,ou seja, as mulheres estão tendo menos filhos. Aluna : Layane Menezes 8°E

Andrezza disse...

Andrezza Werônica
8 ano A

Eu concordo com as suloções que foi mencionadas, porque qunato mais pessoas migrando para a área urbana menos filhos as mulheres vão ter.

gabriel disse...

GABRIEL BARBOSA,8° ANO A.

APOS A ABERTURA DO MERCADO DE TRABALHO PARA A MULHER, A TAXA DE NATALIDADE TEM UMA TENDENCIA A CAIR. TAMBEM TENDO O AUMENTO DO CUSTO NA CRIAÇAO DE CRIANÇAS.

Nayane disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nayane disse...

MARIA NAYANE 8 ANO A
SIM.DEVIDO A MELHOR INTRODUÇÃO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO,O USO DE MEDICAMENTOS ANTICONCEPCIONAIS E ETC.ESSES E OUTROS MOTIVOS PODEM LEVAR A MULHER TER MENOS FILHOS TORNANDO, A POPULAÇÃO MAIS VELHA.

Dieguinho disse...

Diego Santos Santana
8ºE

As mulheres hoje em dia não querem ter tantos filhos como antigamente , pois elas estão ganhando força no mercado de trabalho , e de uma certa forma um filho muda tudo na vida da mulher , pois a maior responsabilidade é pra ela . Então as mulheres estão pensando muito bem antes de ter filhos , e outras nem pensam em ter , por isso a taxa de natalidade esta diminuindo

@Niallelf_ disse...

SIM.Devido a capacidade da mulher no Mercado de Trabalho e uso de medicamentos,assim diminuindo os filhos .

inessa dantas disse...

Ana Inessa 8anoB.

Sim.Pois esta havendo uma grande número de mulheres no mercado de trabalho, e elas estam tendo menor numero de filhos do que antigamente. e isso vem favorecendo muito alteração na pupulação.

Saulo disse...

Saulo 8º ano E
A taxa de natalidade tende a variar de acordo com o desenvolvimento do País, quando um país é pobre a taxa de nascimentos é alta quando é um país desenvolvido ou sub desenvolvido , como exemplo o Brasil, a taxa de natalidade diminui, pois com a modernidade as mulheres vem ganhando um espaço no mercado de trabalho e tem outras maneiras de pensar antes de ter um filho, dentre outros fatores alternativos. O desenvolvimento de um País vem a se alterar de acordo com o numero de nascimentos e de falecimentos, quando o pais controla esses dois índices na pirâmide etária, tende à manter baixa a miséria, e assim podendo desenvolver-se de maneira política e social.