segunda-feira, 25 de julho de 2011

ATENÇÃO 8° ANO A, B e E (ROBERTO SIMONSEN -SESI)

Boa tarde, conforme o combinado segue abaixo o texto para leitura e comentário.

Taxa de fecundidade no Brasil cai 70% em 40 anos
Média atual é de 1,8 filho por mulher; mudança propicia melhoria econômica

Por muitos anos o Brasil conviveu com um sombrio prognóstico, o de que a sempre crescente população extrapolaria a capacidade produtiva do país, surgindo assim graves problemas de infra-estrutura, moradia e alimentação. Essa ameaça, no entanto, parece ultrapassada. Segundo reportagem no site da VEJA, uma pesquisa do Ministério da Saúde mostra que a taxa de fecundidade do país, ou seja, a quantidade de filhos que cada brasileira gera, chegou a 1,8 em média – contra 6,3 nos anos 60.As razões para esta queda são várias, e uma das principais é a adesão das mulheres às rotinas competitivas de trabalho. De qualquer maneira, a quantidade de crianças que as mulheres dão à luz tem impacto direto na economia e na sociedade. Segundo especialistas, nos próximos trinta anos, a porcentagem de crianças e idosos vai ser menor em relação ao número total da população, o que faz diminuir tanto os gastos públicos quanto os dos cidadãos. Essa conta, em teoria, aumenta a renda per capita.A queda da fecundidade também se deu no meio rural. Parte dessa mudança pode ser explicada pelas campanhas de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis e métodos para evitar a gravidez indesejada. Na década de 90, o Ministério da Saúde distribuía anualmente 5 milhões de cartelas de pílulas anticoncepcionais e 100 milhões de preservativos. Hoje, são repassados à população 50 milhões de cartelas de pílula e 1 bilhão de preservativos todo ano.
01/08/2008 - 09:38 (atualizada em 03/09/2008 23:58) fonte:http://www.abril.com.br/noticia/comportamento/no_292629.shtml


Além da razão apresentada no texto acima, quais outras razões poderiam ser acrescentadas entre esses fatores, que contribuíram para queda na taxa de fecundidade no Brasil?

att,
Professor Heleno Macedo

68 comentários:

Unknown disse...

Thaiza Vasco 8º ano A

O mostra que segundo uma reportagem no site da Veja,uma pesquisa do Ministério da Saúde que diz que a taxa de fecundidade do Brasil era de 6,3 (media) nos anos 60 agora é de 1,8 (media) e que a quantidade de crianças que as mulheres dão a luz gera um impacto direto na economia do Brasil.
A varias razoes para a queda da taxa de fecundidade uma das principais é a adesão das mulheres as rotinas de trabalho.

Maria Fernanda disse...

ele mostra que as mulheres nao estao querendo ter muitos filhos antes eles tinham muitos filhos por dia mais agora caiu 1,8
mais a maioria hoje sao adolescente
maria fernanda 8º ano b

Maria Fernanda disse...

Professor este acima é meu outro blog porque o outro naum quer entrar por causa do orkut meu novo blog é esse bjs ate mais
maria fernanda 8º ano b

inessa dantas disse...

Ana Inessa8°ano B
Uma pesquisa do Ministério da Saúde fala que a taxa de fecundidade do Brasil nos anos 60 era (media) de 6,3 agora é de 1,3.As pilulas anticoncepcionais fez com que as mulheres reduzissem o número de filhos que pretendiam ter.

Anônimo disse...

Matheus Martins
8°Ano B

O aumento da instrução, o uso de anticoncepcionais, e a chegada da mulher no mercado profissional, são alguns dos fatores que contribuem para esta situação.

vitoria disse...

fala que a taxa de fecundidade nos anos 60 era bem maior do que a taxa de fecundidade de hoje em dia
isso é causada pelo aumento de adesao das mulheres para as rotimas de trabalho!

anny nascimento disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
alexs_xxt disse...

eu acho que a taxa de fecundidade tem aumentado com os últimos anos .
na maior parte a taxa de fecundidade e maior com as famílias pobres

Alexsander 8ªE

Dieguinho disse...

Diego Santos Santana
8°E

Que com o ganho do direito de trabalhar que a mulher tem ela deixa de ter muito compromisso com a parte materna, para cuidar de seu emprego, isso é uma das cauas.

Dieguinho disse...

Diego Santos Santana
8°E

Que com o ganho do direito de trabalhar que a mulher tem ela deixa de ter muito compromisso com a parte materna, para cuidar de seu emprego, isso é uma das cauas.

Gabriella Livi disse...

Gabriella Livi 8° ano A

A reportagem mostra que a taxa de fecundidade teve uma queda muito grande devido a DST, mas não só por causa disso e também por muitas das pessoas não terem condições finançeiras de criar os filhos, muitos vivem do salario por isso muitas das vezes não sobra tempo para pensar em ter filho, mas se procurarmos nas ruas existem muitas mulheres que tem por volta de 4 a 7 filhos essas são as mulheres que tem menos condições para dar o que comer, o que usar aos seus filhos.

Voooç ' disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
fecudidade disse...

Segundo a reportagem o indise de fecudidade diminuio 1,8 porque as mulheres nao que ter muitos filhos como antes . jose vitor 8e

Annee Guadalupee disse...

As mulheres estão cada vez mais dominando no mercado de trabalho. Devido a correria do dia-a-dia muitas mulheres estão reduzindo a quantidade de filhos, pois as pilulas anticoncepcionais e os preservativos ajudam a evitar filhos e doenças sexualmente trasmissível.

Anne Guadalupe -- 8ºano E

Annee guadalupee disse...

As mulheres estão cada vez mais dominando no mercado de trabalho. Devido a correria do dia-a-dia muitas mulheres estão reduzindo a quantidade de filhos, pois as pilulas anticoncepcionais e os preservativos ajudam a evitar filhos e doenças sexualmente trasmissível.

Anne Guadalupe -- 8ºano E

Vivendo & Aprendendo disse...

Como mostra no texto, na pesquisa as mulheres hoje em dia estão sendo mais independente, pensando mais no seu futuro, pra depois pensar em familia, e filhos. Com isso, afeta muito na população brasileira, e no crescimento populacional.

Lucaas Mendonça . 8°E

max disse...

a queda de fecundidade tambem se deu no meio rural parte dessa mundanca

@malû & @amanda disse...

Bem, como todos sabem hoje em dia as mulheres são independentes dos homens , pelo menos a maioria delas . E as mulheres elas não querem mais ter muitos filhos pois como dizem filhos dão muitos gastos , e tudo ta caro hoje em dia então por isso as mulheres querem ter no maximo 2 filhos e tambem porque nos dias atuais existem muitos tipos de prevenção que o governo ofereçe . Maria Luiza 8° E

Joyciinháà! disse...

Que diminuiu também por que as doenças entre as relaçoes sexuais, os anticoncepcionais mais ainda existem mulheres que não se previnem e engravidam e por isso param de trabalhar, abortam crianças e etc.!

anny nascimento disse...

Kayane do Nascimento-8° ano B

O texto mostra que no Brasil o crescimento da população prejudicaria a capacidade produtiva do país, entretanto, segundo a reportagem publicada no site da revista Veja a taxa de fecundidade diminuiu bastante em relação aos anos 60, essa queda foi provocada por vários motivos e um dos principais é a adesão das mulheres as rotinas de trabalho. E a quantidade de crianças que as mulheres dão a luz tem impacto diretamente na economia e na sociedade, e futuramente o número de crianças e idosos irá diminuir, que até então atingiria a renda pré-capita.

Nayane disse...

MARIA NAYANE 8 ANO A
A QUEDA DA TAXA DE FECUNDIDADE OCORREU POR VÁRIOS MOTIVOS PRINCIPALMENTE DEVIDO A MAIOR INTRODUÇAO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO E USO DE MEDICAMENTOS ANTICONCEPCIONAIS TANTO NA POPULAÇÃO DA ZONA URBANA COMO TAMBÉM NA ZONA RURAL.

Danilo Passos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Danilo Passos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Danilo Passos disse...

Danilo Passos 8° B

As mulheres estão se conscientizando, e evitando ter muitos filhos por que isso causa impacto na vida profissional e assim afetando a renda familiar deixando elas em uma situação não muito agradável , e também estão usando mais preservativos assim também evitando doenças sexualmente trasmissiveis

Celso disse...

Celso de Matos Neto
8ºAno-B

Esse índice também caiu por que o dia-a-dia das pessoas está mais corrido, complexo, difícil. Fazendo com que as pessoas se importem mais com o trabalho do que criar uma família, e atualmente o custo e vida é mais caro do que antigamente impossibilitando a geração de muitos filhos.

johnnys disse...

JOHNNES HENRIQUE ->(8ºano E )<-

Mostra que segundo a reportagem no site da VEJA, o brasil se preocupava muito com que a população continuase cresendo e extrapolar a capacidade de produtiva do pais gerando assim graves problemas de infra-estrutura, moradia e alimentação.
mas com a queda na taxa de fecundidade o brasil não precisa mas se preocupar com isso, mas com a queda a um certo risco da especie humana deixar de existir, pois com a população sempre a diminuir.
os principais fatos que podem ter levado a acontecer essa queda são as grandes influencias, uma delas é a televisão, principalmente as novelas (onde é apresentada uma imagem de familias, divórcios, do aduterio e da infelicidade).ela aponta como resultado o fato das mulheres não quererem ser mãe, sem contar com a confiança do marido.outro fator que contribui para isso são, as politicas de credito dada pelo exagerado desejo de consumo das pessoas, e com isso a necessidade do marido ou da mulher procurarem um segundo emprego.

Lawandersom Santos Gabriel 8ºano E disse...

Lawandersom Santos Gabriel 8ºano E
O texto mostra que por muitos anos o Brasil comvivel com um sombril prognostico, causando varios problemas para o pais como moradia e alimentação.E segundo a reportagem da veja a taxa de fecundidade do pais chegou a 1,8 em media. Mais segundo a especialista nos proximos 30 anos o numero de crianças e idosos
vai deminuir.Comtanto que o Ministerio da saude distribua 50 milhões de pilulas anticoncepcionas e um bilhão de presevativos por ano.

Leticia disse...

LETICIA RAQUEL, 8ºA
Bom, como o texto falou, agora as mulhores se preocupam mais com seu futuro, seu trabalho, não tendo tempo para se quer criar seus filhos.

Matheus disse...

Aluno : Matheus Prazeres Dos Santos
Série : 8º Ano B

Boa Tarde (: , Para Mim A Taxa De Fecundidade Cai Muito ( 70% )Esses
Anos , Porque As Mulheres Entraram Cada Vez Mais No Mercado Do Trabalho e Isso Impediu Ao Um Numero Mais De Crinaças Nascerem , Outra Causa Desta Grande Queda é A Intensiva Quantidade De Horas Que A Mulher Está Trabalhando . Tenham Um Bom Dia (:

Ps : Matheus Prazeres Dos Santos .

Hadassa Cabral disse...

Para elas só é bom ter filhos se ja ti ver casa propria e emprego fixo , para dar melhores condições para seus filhos .
Hadassa Cabral
8 ano A

Ana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana disse...

Ana Márcia Souza dos Santos - 8ºano B

Além das razões citadas no texto, a baixa taxa de fecundidade é causada pelos: métodos anticoncepcionais para evitar a gravidez indesejada, proibição de ter filhos em alguns países, maiores despesas, inserção da mulher no mercado do trabalho.

blogger disse...

FRANCY HELEN 8 ANO 'A'
A QUEDA DA TAXA DE FECUNDIDADE OCORREU POR INUMEROS MOTIVOS PRINCIPALMENTE PELO FATO DA MAIOR PARTICIPAÇÃO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO ALEM DE MEDICAMENTOS ANTICONCEPCIONAIS ,O CUSTO DE VIDA HOJE NO MUNDO E MUITO ALTO E AS MULHERES OBTEM POR TER MENOS FILHOS CAUSANDO A QUEDA DA TAXA DE FECUNDIDADE

Saulo disse...

Saulo
8º E
A fecundidade no Brasil tem diminuído consideravelmente pois as mulheres estão buscando novos serviços para se ocupar, devido a legalização do trabalho feminino. E a taxa de fecundidade do Brasil já e igual a dos outros países desenvolvidos (Brasil- 1,8 x Países desenvolvidos- 1,7) Entre os maiores países emergentes, apenas a China tem uma taxa inferior à do Brasil - 1,5 -, e isso graças a um controle de natalidade rígido imposto pelo governo. Na comparação com outros emergentes, o cenário brasileiro é radicalmente diferente. Na Índia, por exemplo, são 2,7 filhos por mulher.A redução do número de filhos terá impacto econômico para a União. Segundo a OCDE, a consequência será o envelhecimento da sociedade e a necessidade de garantir uma maior participação da população ativa no pagamento de impostos para assegurar as aposentadorias....

xerxes disse...

pelo meu entedimento a taxa de fecundidade esta diminuindo no brasil.

yuhakusho disse...

Yan Marlysson 8º A
A reportagem mostra que a taxa de fecundidade do Brasil diminuil muito porque hoje em dia as condições para criar filhos esta muito complicada.

yuhakusho disse...

Yan Marlysson 8º A
A reportagem mostra que a taxa de fecundidade do Brasil diminuil muito porque hoje em dia as condições para criar filhos esta muito complicada.

yuhakusho disse...

Yan Marlysson 8º A
A reportagem mostra que a taxa de fecundidade do Brasil diminuil muito porque hoje em dia as condições para criar filhos esta muito complicada.

aline disse...

Aline Marques Pinheiro- 8° A

Existem mais causa para a baixa taxa de fecundidade, por exemplo: pouca condição financeira, ingressão da mulher no mercado de trabalho, falta de tempo para dedicar-se a tal responsabilidade.

ricardinho disse...

As mulheres estão se conscientizando, e evitando ter muitos filhos por que isso causa impacto na vida profissional e assim afetando a renda familiar deixando elas em uma situação não muito agradável , e também estão usando mais preservativos assim também evitando doenças sexualmente trasmissiveis

Bom, como o texto falou, agora as mulhores se preocupam mais com seu futuro, seu trabalho, não tendo tempo para se quer criar seus filhos.

gabriel disse...

GABRIEL 8° ANO A

AS MULHERES DEIXARAM DE TER MUITOS FILHOS DEVIDO A ABERTURA NO MERCADO DE TRABALHO, E TAMBÉM AO GRANDE CUSTO PARA CUIDAR DE UM FILHO, FAZENDO COM QUE A TAXA DE FECUNDIDADE DIMINUA.

gabriel disse...

GABRIEL 8° ANO A

AS MULHERES DEIXARAM DE TER FILHOS DEVIDO A ABERTURA NO MERCADO DE TRABALHO, E AO GRANDE CUSTO NA CRIAÇÃO DE UM FILHO, FAZENDO COM QUE A TAXA DE FECUNDIDADE DIMINUA COM O PASSAR DO TEMPO.

natalhia karollaine disse...

Aluna: Natalhia Karollaine
Ano : 8ºA
Eu acho que a mulher hoje dia nao quer ter muito filhos devido o gasto e condiçoes Financeiras .
Aumento do custo de vida (saúde, educação, transporte, lazer, vestuário…), impossibilitando a formação de famílias numerosas.
A mulher passou a ingressar no mercado de trabalho, impossibilitando a sua presença constante no conjunto familiar. Outro aspecto relacionado ao papel da mulher no trabalho é a pressão exercida pelos
empregadores no que se refere a mulheres grávidas e com um número excessivo de filhos.

Laryssa Ketleyn ^^ disse...

Laryssa Ketleyn .
8 ANO A .
no texto demostra que a taxa de fecundidade traz com ela varios problemas graves , tipo : falta de infra-estrutura , falta de desemprego , falta de alimentacao e etc ...

@Niallelf_ disse...

O aumento da instrução, o uso de anticoncepcionais, e a chegada da mulher no mercado profissional, são alguns dos fatores que contribuem para esta situação.

Vivian Reis - 8°Ano A

Desconhecida disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Andrezza disse...

Andrezza Weronica 8 ano A

Eu acho que a resposta para essa pergunta é o aumento de pírulas e preservativos, e com isso a taxa de fecundidade cairá bem mais.

josef_oficial disse...

que as mulheres estao tendo menos filhos e estao se consientizando com isso almenta o uso de antecpicionais para diminuir os filhos e a taxa de fecundiade estao diminuindo.

●๋•ソυяソ●๋• disse...

Icaaro 8º ANO:(A)
Em virtude do desenvolvimento tecnologico na área de informatica e comunicação,principalmente o acesso a internet bem como o ingresso das mulheres no mercado de trabalho ameaça do crescimento populacional do Brasil que tanto preucupava os governates esta sendo contida graças aos fatores mencionados acima e a distribuição de pipulas anticoncepcionais e presevatiovs pelo governo federal.

geovanna maria dias costa disse...

GEOVANNA MARIA 8ºA
ALEM DAS PILULAS,CAMISINHAS A OUTROS FATORES COMO: OS CUSTOS DA EDUCAÇAO,ALIMENTAÇAO,LAZER QUE FIZERAM CAIR A TAXA DE FECUNDIDADE DAS MULHERES.O TEXTO ALEM DISSO MOSTRA QUE ANTIGAMENTE A TAXA ERA DE 6,3 E HOJE E DE 1,8 ISSO SE DEVE TAMBEM A OUTRO FATOR QUE FEZ CAIR A TAXA COMO O TRABALHO QUE FAZ DIMINUIR O TEMPO PARA CUIDAR DE FILHOS.

Alex johnson dos santos Junior 8°E disse...

Devido a vida tão agita das mulheres elas estão cada vez mais adiando a sua gravidez, colocando em primeiro lugar o seu emprego para ter uma vida mais estabilizada.
As campanhas de prevenção das DST e das gravidez indesejadas ajuda as famílias mais carentes a fazer um planejamento familiar .

Alex johnson dos Santos Júnior 8°E

Evelyn disse...

O Ministerio da saude já ajuda distribuindo 50 milhões de cartelas de pílula e 1 bilhão de preservativos todo ano.
Mas outro fator que ajuda a diminuir a taxa de fecundidade é a adesão das mulheres no mercado de trabalho.

islinha G! ℓ r Styℓℓє disse...

islla cristina 8º B

De acordo com a reportagem no site da revista veja uma pesquisa do ministério da saúde mostra que a taxa de fecundidade do Pais chegou a 1,8 em relação ao anos 60 e uma das razões são por conta da adesão de rotina das mulheres competitivas de trabalho e essa Redução da taxa de fecundidade representa um sério risco de não renovação populacional pois daqui á alguns anos o numero de crianças e idosos pode diminuir.uma das razões seria a grande influência da televisão, principalmente ,através das novelas, onde é apresentada uma imagem distorcida da família,por conta de traições e infidelidade ele aponta como resultado o fato das mulheres não quererem se aventurar à gravidez sem Poder contar com a confiança do marido, e a conseqüência da queda da fecundidade provoca, em primeiro lugar, o envelhecimento da população , e também é percebido o alongamento da expectativa de vida do brasileiro, que nos anos 50 era de até 43 anos de idade e hoje aumentou para 68 anos.

vini disse...

Vinicius Hermes 8 ano a
ele mostra que a taxa de fecundidade deu uma queda muito grande.E com a criação dos anticoncepcionais e os preservativos evitam as doeçãs sexualmente transmissivel e os nacimentos dos seus filhos.

Juliana K. disse...

Com a "evolução", as mulheres sentem necessidade de ter menos filhos, pois as condições de emprego melhorou muito para as mulheres,e também, hoje em dia existe varios meios de prevenção (camisinha,vacinas,e vários tipos de pirulas),e é por isso que a taxa de natalidade e fecundidade estão diminuindo cada vez mas! Juliana 8ºE

Ana disse...

Andresa Emilly Jesus da Silva 8ºano B

O texto fala sobre a taxa de fecundidade que nos últimos anos vem caindo , por várias causas como : a entrada na mulher no mercado de trabalho , os custos elevados das despesas, a urbanização e as palestras para evitar a gravidez.

Matheus__Power__Up disse...

A taxa de fecundidade diminuio mutio nos últimos anos contra 6,3 nos anos 60 uma das razões disso é adesão das mulhres competitivas no trabalho

Matheus Oliveira
( 8 Ano "E" )

Anônimo disse...

acredito que seja por essa causas também ,pois a mulher agora tem váreas opições no mercado de trabalho e por isso vem deixando de lado esse lado maternal,e querendo ter somente um ou dois filhos.

Dieguinho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
martony disse...

Martony Marcos 8°ano b
Que as mulheres estao tendo menos filhos e estao se consientizando com isso almenta o uso de antecpicionais para diminuir os filhos e a taxa de fecundiade estao diminuindo.

martony disse...

professor como fica o trabalho que tem que ajuda algum asilo ou creche?

xerxes disse...

xerxes matias 8 ano b
mostrar se no texto uma reportagem no site da veja uma pesquisa que as mulheres não queremm ter mais filhos.

ClArInHaaA disse...

o uso de anticoncepcionais;
a mulher esta mais do que antes no mercado de trabalho e não tem tanto tempo para cuidar dos filhos...
Auna: Clara Angélica Santos Passos
8° ano B

Wriel Lemos disse...

Hoje como o custo de vida ta mais caro as pessoas estão evitando ter muitos filhos, mas tem outras mulheres que nem querem ter filhos justamentos pelo custo de vida

Katilly  Wincheester     (L       disse...

Aluna : Katilly Indyra
Ano : 8° A

As mulheres hoje em dia , estão pensando mais antes de ter filhos , hoje , não é mais como antigamente , a taxa de fecundidade está diminuindo porque as mulheres pensam nos gastos que terão com os filhos , muitas rendas familiares hoje em dia não são suficientes tanto para sustentar um filho , como para sustentar uma família , esse é um exemplo bem comum dado , um outro é por causa do uso de anticoncepcionais , a maioria das mulheres hoje estão se prevenindo com remédios para não ter filhos em quanto hoje a maioria que menos se previne são os adolescentes, e também muitas mulheres hoje não tem tempo de cuidar de um filho na maioria das vezes ,por causa de suas atividades diárias.

Willams Júnior disse...

As mulheres estão tento menos filhos pois elas estão mais inseridas no mercado de trabalho

Willams Azevedo 8º Ano "A"

edivan felipe disse...

Uma pesquisa do Ministério da Saúde fala que a taxa de fecundidade do Brasil nos anos 60 era (media) de 6,3 agora é de 1,3.As pilulas anticoncepcionais fez com que as mulheres reduzissem o número de filhos que pretendiam ter.

@malû & @amanda disse...

As mulheres agora tem mais direitos na sociedade, mais liberdade e com tantas coisas como pensamento no furuto elas estão esquecendo da construção familiar.